quinta-feira, 10 de julho de 2008

Hoje É O Primeiro Dia Do Resto Da Sua Vida

Os Mutantes lançaram Mutantes e Seus Cometas No País do Baurets, seu quinto disco, em março de 1972. Mas não é dele que este post se trata.

O caso é que ainda no ano de 72, foi aberto em São Paulo o primeiro estúdio de 16 canais do país. E Os Mutantes, sempre interessados em tecnologias musicais e tudo mais que pudessem experimentar em sua música, logo quiseram gravar lá.
A gravadora não estava muito disposta a bancar outro album do grupo para aquele ano,
mas havia interesse numa carreira solo de Rita Lee, então a gravação foi liberada desde que fosse creditada a Rita, e não à banda. Assim, ainda no mesmo ano, Os Mutantes lançam, com o nome de Rita Lee, Hoje É O Primeiro Dia Do Resto Da Sua Vida

Como o disco saiu no nome de Rita, é ela que canta todas as músicas (não sozinha); no album anterior dos mutantes, o baurets, das 10 faixas do disco apenas duas eram cantadas por Rita (Vida de Cachorro e Rua Augusta).
Na época, além de insatisfeita por cantar poucos no album dos mutantes, Rita também não estava muito feliz com os rumos progressivos que a banda andava tomando (no ano seguinte Rita deixaria o grupo, de maneira conturbada e até hoje mal explicada). Mas nessa gravação os mutantes se parecem um pouco mais com os dos primeiros discos.

As músicas do álbum são:
1 - Vamos Tratar da Saúde
2 - Beija-me, Amor
3 - Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida
4 - Teimosia
5 - Frique Comigo
6 - Amor em Branco e Preto
7 - Tiroleite
8 - Tapupukitipa
9 - De Novo Aqui Meu Bom José
10 - Superfície do Planeta

Há humor na maioria das faixas, e também amor, num tom não muito lírico e meio descompromissado - A faixa-título diz "hoje é o primeiro dia do resto da sua vida e da minha também, então sente no meu colo".
Mas a característica mais interessante do disco é mesmo a experimentação dos mutantes no estúdio. Durante o disco há conversas deles no estúdio, pensando o que fazer ali (como a sugestão de gravar 4 vozes em cada um dos 16 canais, totalizando 64 vozes simultâneas), e muita coisa se percebe nas músicas mesmo.
Em quase todas as faixas há distorção na voz, ecos longos e várias vozes sobrepostas.
Em Beija-me Amor, Sérgio Dias, em talkbox (talkbox é um efeito de guitarra onde a voz do prórpio guitarrista dá a intensidade da distorção e do efeito. de acordo com os sons feitos pela boca do músico, as notas que estão sendo tocadas ficam diferentes) canta versos que haviam sido retirados pela ditadura ("... para que eu sinta a saliva e o gosto do cuspe escorrendo entre os dentes meus" - enquanto rita canta "para que eu sinta seu gosto mesclado com o gosto de amor mastigado entre os dentes meus"); Hoje É O Primeiro Dia Do Resto Da Sua Vida começa com sons de caixinha de música; Teimosia tem percussão que parece uma bateria de escola de samba; Amor Em Branco e Preto (uma declaração de amor ao Corinthians) tem trechos de narração de futebol enquanto a música toca, De Novo Aqui Meu Bom José tem mesmo 64 vozes, e por aí vai.
Fora isso, as vozes ficam indo da direita pra esquerda muitas vezes (como quando Rita diz "ver você do lado de lá" e "agora sou do lado de cá", por exemplo) e alguns instrumentos também. Outra característica marcante é baixo Rickenbacker de Liminha, sempre muito alto em todas as músicas.

As letras do album são, na maioria, tiração de sarro. Tapupukitipa têm os mutantes imitando índios, Tiroleite é um retrato de quem foge da cidade pra curtir a natureza, Frique Comigo aconselha: "Cê tem que ser maluco" e De Novo Aqui Meu Bom José ironiza a lírica José, que Rita havia gravado em seu primeiro disco solo, Build Up.

Porém, no final do disco a coisa fica séria. Superfície do Planeta, a última canção, única do disco assinada só por Arnaldo Baptista (todas outras são parcerias variadas entre Arnaldo, Rita, Sérgio e Liminha), é daquelas que valem um disco sozinhas. Arnaldo fala sobre o dia em que os discos voadores chegarão e trarão a verdade, "a voz de Deus / que ensinará a música / que nos dará a terra", e diz "vocês irão ver, vocês irão crer". Profético.
Daquelas conversas de estúdio que apareceram disco, surge uma frase no meio da música: "Presta atenção na letra"
Além da letra, vale comentar os vocais, Rita sussurra os versos, Arnaldo grita os refrões. E também o instrumental, sempre destaque nos mutantes. O Baixo continua muito presente, a bateria faz viradas que colaboram com tom épico. Teclados simulam os sons dos próprios discos voadores, e Sérgio faz uma das linhas de guitarra mais legais da carreira dos mutantes.

Antes de acabar o disco, depois da última canção, há ainda a última inserção de falas de bastidores, uma pergunta simples de Cláudio César Dias Baptista, irmão mais velho de Arnaldo e Sérgio, que entre outras coisas, construiu a guitarra de ouro e operava as mesas de som nos shows da banda. É com essa pergunta que acaba o disco, e também esse post.

"Cê entendeu?"

Um comentário:

Ruth Queiroz disse...

Eu vi o Arnaldo Batista e a propria Rita Lee falando numa entrevista sobre a saida dela, segundo ela, foi convidada a sair, o que foi bom pra ambas as partes, rsrsrsrs