quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O Pop Bastardo

Primeiro, veja esse vídeo:



Pois é, é 50 Cent cantando sua In Da Club sobre o intrumental de Dancing Queen, do Abba. Resultando no que o D.J. J-Stroke, autor da junção, chamou de Queen of Da Club.
A esse tipo de combinação de músicas se dá o nome de Mash up ou Bastard Pop, bastard porque a música acaba não sendo nem do 50 cent nem do abba, e imagina-se que não vai tocar no rádio e nem ser vendida em cds, apesar de conquistar muito espaço na internet e até em festas dedicadas unicamente a isso.

Porém, a idéia é tão boa que chega ao mainstream sim, como na MTV, onde o programa MTV Mash tinha programação dedicada a Mash Ups, como no exemplo abaixo: Hey We Will Rock You Ya, por Outkast+Queen



Outro exemplo aconteceu na festa do Grammy de 2006, quando Madonna, ao vivo, cantou sua Hung Up enquanto os Gorillaz tocavam Feel Good Inc., veja só:



Normalmente as músicas são feitas a partir de uma versão instrumental de uma música e uma acapella da outra, procurando no soulseek ou outro programa de compartilhamento, se encontra mais músicas acapella do que se pode imaginar. E pensar possibilidades de combinações é muito divertido, eu emsmo já tive umas idéias, mas não consegui editar as músicas ainda, quem sabe depois eu poste aqui.
Vão aí mais alguns exemplos, se interessar , procure no youtube memso, há uma infinidade lá.

Tom Jones + The Prodigy


M.I.A. + New Order


Green Day + Oasis


É isso, divirtam-se!

2 comentários:

Unknown disse...

Opa, Marcon!

Muito massa! Não conhecia essa coisa de 'bastard pop'!

Quando voce quiser fazer suas combinações, pode dar certo voce pegar as caixinhas de som do Jão, pois elas conseguem tirar só o vocal de algumas músicas com eximia precisão! Rs...

= P

Unknown disse...

o do green day e oasis eh o melhor.